Disfunção Temporomandibular (DTM) é um problema que acomete as estruturas do sistema mastigatório, como as articulações temporomandibulares, mais conhecidas como ATM, além de músculos da face/cabeça e pescoço.

Muitos podem ser os fatores que deram o surgimento à DTM, entre eles: traumas na mandíbula, artrite na ATM, má postura, hábitos de roer unhas, apoiar as mãos constantemente no rosto, distúrbios do sono, estresse, má formação da mandíbula, entre outros.

Sintomas

Como essa é uma disfunção que atinge diretamente as articulações da DTM, os sintomas podem ser sentidos também nessa região e influenciar as tarefas que dependem dela, mas os mais comuns são:

  • Dores na região do maxilar;
  • Dores na região do pescoço e ombros;
  • Dores e incômodos ao mastigar;
  • Dificuldade no encaixe da mandíbula
  • Sensação de “clique” ao abrir e fechar a boca.

Para iniciar algum tipo de tratamento, o profissional especialista deve realizar exames clínicos e complementares para análise do quadro e diagnóstico preciso. 

Os tratamentos e terapias também podem ser feitos em conjunto com profissionais de outras áreas da saúde. Conheça abaixo alguns tratamentos realizados no consultório odontológico.

Laserterapia

A laserterapia é um tratamento que utiliza como base os raios laser. Ele é realizado em sessões e costuma ser eficaz e indolor. Pode ter ação analgésica e anti-inflamatória, atuar na regeneração de tecidos, cicatrização de feridas, descontaminação dos canais dentários, redução do inchaço, além de poder atuar no controle e até eliminação de infecções.

Na DTM, a laserterapia é uma excelente alternativa para tratamentos das dores. Por ter ação  analgésica e anti-inflamatória, também é indicada para tratamentos pós-operatórios, dores nevrálgicas, mialgias (dores musculares como a ocasionada pelo bruxismo) e de origem pulpar. 

A laserterapia também possui diversos benefícios como a intensificação na recuperação de aftas, fissuras, feridas, herpes, etc.

Tratamento com toxina botulínica 

O uso da toxina botulínica no tratamento de bruxismo é indicado especialmente para aliviar a dor muscular relacionada a movimentos excessivos e repetitivos de ranger e apertar os dentes. A aplicação da substância na musculatura da face, mais precisamente na região do músculo masseter e temporal anterior, reduz a capacidade de contração do mesmo. Dessa forma, a articulação temporomandibular (ATM) não é forçada, diminuindo sua movimentação e, consequentemente, o apertar dos dentes. 

O efeito da aplicação da toxina começa a aparecer após 48 horas e  tem seu pico de efeito após 15 dias. O resultado da aplicação não é permanente, começa a perder seu efeito por volta de 3 a 4 meses, devendo ser refeita após 6 meses da primeira aplicação.

Apesar de mostrar resultados muito satisfatórios, a aplicação da toxina botulínica não garante a cura e sim o controle do quadro, que muitas vezes pode ocasionar quebras de dentes e desgastes. Por isso, o tratamento deve ser usado para reduzir a força de contração muscular, sendo aliados a placas de mordidas e a correção da mordida.