Neuropsicologia

Sobre

Essa especialidade da psicologia estuda o funcionamento cerebral com o objetivo de compreender como o cérebro  influencia nossas funções cognitivas (raciocínio, memória, atenção, emoções, comportamento, linguagem, capacidade de julgamento, etc).

Quando procurar um Neuropsicólogo

Qualquer pessoa pode procurar o neuropsicólogo ao perceber que suas funções cognitivas  (raciocínio, memória, atenção, emoções, comportamento, linguagem, capacidade de julgamento, etc.) estão de alguma forma prejudicadas e comprometendo o bom andamento das suas atividades diárias.

No entanto, os pacientes procuram esse especialista quando encaminhados por outros profissionais, como: neurologistas, psiquiatras, neuropediatras, pediatras, professores, psicopedagogos, fonoaudiólogos, etc., já que a Avaliação Neuropsicológica é imprescindível para definir diagnósticos, complementar ou auxiliar no diagnóstico diferencial de vários quadros clínicos, tais como: Demências, Deficiência Intelectual, Transtornos de Aprendizagem, Traumatismos cranioencefálico, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtornos Específicos e Globais do desenvolvimento, Epilepsias sem causas conhecidas, Transtornos Psiquiátricos, Afasias, etc). 

Como o Neuropsicólogo pode ajudar o paciente  

A partir da queixa do paciente ou encaminhamento de outro profissional, o neuropsicólogo dá início ao processo de Avaliação Neuropsicológica.  Deste momento em diante, o profissional passará a levantar informações a respeito da vida do paciente para entender melhor seu funcionamento, o contexto em que está inserido, o aparecimento dos sintomas, etc. 

Em seguida, serão selecionados alguns testes  para avaliar as funções cognitivas pertinentes à queixa e comprovar ou não, uma hipótese diagnóstica  inicialmente levantada a respeito do caso. Logo depois, será realizada a integração de todas as informações obtidas que levarão a um diagnóstico. O resultado dessa avaliação (devolutiva) será transmitido tanto ao paciente/responsável, quanto ao médico que a solicitou. 

Também fazem parte desse processo, orientações ao paciente, familiares, escola, bem como encaminhamento para Reabilitação Cognitiva ou para outros profissionais se assim for necessário.

O que é Reabilitação Cognitiva?

É um processo planejado com diversas atividades terapêuticas, específicas para a necessidade de cada paciente (necessidades apontadas na avaliação neuropsicológica ou solicitada por um profissional que já acompanha o paciente), cujo objetivo é minimizar as dificuldades e desenvolver potencialidades que possam garantir ao paciente o maior nível possível de autonomia e independência funcional. 

Como funcionam os atendimentos na Neuropsicologia

Os atendimentos particulares são programados diretamente com a profissional, sendo possível mais de uma sessão por semana, se necessário. Diferente da psicoterapia, o tempo para concluir o processo de tratamento é limitado, mas pode variar de caso para caso.