Entre os procedimentos da odontologia estética, as facetas dentárias trazem um dos resultados mais surpreendentes. Por meio delas, é possível corrigir problemas visuais e funcionais, uniformizando a cor, tamanho e formato dos dentes para um sorriso mais harmônico! Porém, o que nem todo mundo sabe, é que existem tipos diferentes de facetas, com indicações e características próprias. A seguir, descubra quais são as diferenças entre as facetas de porcelana e resina.
A principal diferença entre as facetas de porcelana e resina é o material de cada uma delas. As facetas de resina são feitas com polímeros resinosos desenvolvidos com o propósito de reproduzir a cor e textura dos dentes. Elas permitem um tratamento mais rápido, já que não há necessidade de usar moldes e, em muitos casos, o dentista consegue confeccionar e cimentar a faceta de resina em uma única consulta. Ela é aplicada diretamente sobre o dente do paciente.
Normalmente, as facetas de resina são recomendadas para a correção de pequenos detalhes no sorriso, como os desgastes provocados pelo bruxismo ou então o fechamento de espaços entre os dentes. Outra vantagem desse tipo de faceta é o custo/benefício, já que esse é um material mais acessível.
Na Confecção de facetas de resina, na maioria das vezes, não é necessário desgastar a superfície dos dentes.
Já as facetas de porcelana são estruturas de cerâmica odontológica cuja aplicação exige um processo com mais etapas como a moldagem e inserção de provisórios. Além disso, as facetas precisam ser confeccionadas em laboratórios de prótese. Logo, o tratamento leva um pouco mais de tempo e não pode ser feito apenas em uma consulta.
Esse tipo de faceta é mais recomendado para correções mais significativas no sorriso, ou seja, para fechar espaços amplos entre os dentes, corrigir o formato dos dentes de maneira mais marcante, uniformizar a coloração, entre outras indicações.
A porcelana também tem a vantagem da durabilidade: embora ela dependa dos hábitos e cuidados do paciente, esse material tem uma resistência maior, podendo durar anos sem quebrar, lascar ou descolar. Ela também preserva a cor e o brilho por mais tempo e não corre o risco do aparecimento de manchas em sua superfície.
O tipo ideal de faceta vai depender muito do caso de cada paciente, por isso, apenas o dentista pode fazer a indicação mais adequada depois de uma avaliação inicial.
Quer conquistar o sorriso dos seus sonhos? Entre em contato conosco e agende a sua avaliação.