Implantes (Straumann)

Sobre

Implantes são dispositivos feitos na maioria das vezes em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese. 

Os Implantes Straumann possuem um titânio mais rígido que as outras marcas, conseguindo reabilitar até os casos mais complexos. Além disso, diferente dos implantes convencionais, eles contam com um tratamento de superfície que acelera a formação óssea ao seu redor, diminuindo o tempo de espera para a reabilitação. 

Straumann é uma empresa suíça, líder desse setor no mercado. Ela fornece garantia vitalícia de suas três linhas de implante: os que são colocados a nível ósseo, utilizados na maioria dos casos, os que ficam a nível da gengiva (usados quando há pouca altura óssea para instalação do implante), e os implantes cerâmicos, usados em casos estéticos mais específicos e em situações em que o paciente não pode utilizar implante metálico, pacientes quimioterápicos, por exemplo.

Instalação do Implante

A cirurgia para instalação dos implantes é muito simples. Após o paciente ser anestesiado é feita uma pequena incisão na gengiva e ao ter acesso à parte óssea, realiza-se a perfuração conforme a altura e diâmetro do implante que será colocado. Em seguida o implante é inserido e a gengiva fechada.

Após o período de 20 a 40 dias, dependendo do travamento do implante obtido na cirurgia, já é possível instalar a coroa. 

Durabilidade e manutenção

A principal manutenção necessária é a higienização realizada pelos pacientes, já que os implantes também podem ser danificados pela má higienização, assim como os dentes. 

Mas, além disso, é preciso que seja feito o acompanhamento pelo dentista responsável para a análise do estado dos parafusos que fixam as coroas dentárias nos implantes e caso preciso, eles serão trocados no decorrer do tempo. Junto a isso, também é recomendada uma limpeza mais profunda a cada seis meses. 

Recomendação

Os implantes são indicados para qualquer pessoa que tenha perdido um ou mais dentes, para que a função mastigatória seja restabelecida. Mas, antes de definir o tratamento, imagens radiográficas são necessárias para avaliar quanto de osso o paciente tem disponível para a instalação dos implantes.